titulo
bg
português en bg
bg
bg seja um associado bg
bg
bg pagina principal contato bg
bg
noticias sbfgnosia ensino revista eventos livros socios links contatos

Gomas

Disciplina de Farmacognosia I, UFPR

Gomas, de um modo geral, são consideradas produtos patológicos resultantes de uma ação física sofrida pelos tecidos (contusões, feridas, picadas de insetos, etc.), pela ação de micro-organismos que parasitam as plantas ou devido a condições desfavoráveis, tais como seca, pela quebra das paredes celulares (formação extracelular; gomose). Algumas vezes considera-se como uma consequência do metabolismo normal, mas de origem obscura. São obtidas geralmente por feridas provocadas nas plantas, havendo um escoamento lento para o exterior sob a forma de geleias espessas que rapidamente se solidificam.

Quimicamente são polissacarídeos naturais, tipicamente heterogêneos na sua composição. Após hidrólise, são encontrados diversos açúcares como arabinose, galactose, glucose, ramnose, xilose e ácidos urônicos, na forma de sais de cálcio, magnésio e outros cátions.

A maioria das gomas são hidrossolúveis e formam soluções mais ou menos viscosas. Algumas formam geis e em solução diluída precipitam com a adição de etanol.

As gomas têm diversas aplicações em farmácia. Internamente são usadas como laxativas por causarem um aumento do peristaltismo intestinal. Mas suas principais aplicações são no preparo de emulsões, pastilhas, como fixador para cabelos, pós compactos, cremes e outros produtos cosméticos. Algumas gomas são também empregadas na indústria de alimentos no preparo de confeitos, geleias, xaropes e maionese.

São utilizadas pela sua grande capacidade de retenção de água formando soluções mais ou menos viscosas, por possibilitar o inchamento de diversos produtos alimentícios, por estabilizar suspensões ou espuma de cerveja etc. Em geral são indigeríveis pelo organismo humano, ainda que uma parte seja degradada por micro-organismos do intestino. Entre as gomas oficiais de interesse econômico e industrial estão:

Aula Prática

Técnicas de identificação de gomas

Para cada goma realizar as seguintes análises:

1. Caracteres Organolépticos:

2. Preparo da solução de goma a 1%:

3. Solubilidade em água:

Pesquisa de lignina:

Reação positiva → coloração rósea

Reação com NaOH:

Reação positiva → coloração amarelo-canário


Pesquisa de amido:

Reação positiva → coloração azul

 

Quadro de identificação das gomas:

 

Arábica
Adragante
Caraia
Odor
Inodoro
Inodoro
Levemente acético
Solubilidade (aspecto de goma)
Líquida
Viscosa
Gelatinosa
Pesquisa de amido
-
+
-
Pesquisa de lignina
-
-
+
Reação com NaOH
+
-
-

 

Quando se requer o uso de goma arábica esterilizada (ou pasteurizada), isto é, privada de suas enzimas, deve-se realizar a:

Pesquisa de oxidases e peroxidases:

Porção A - Reação do guáiaco:

Reação positiva (enzimas ativas) → coloração azul em 10 min.

 

Porção B - Reação da benzidina:

Reação positiva (enzimas ativas) → coloração azul ou azul-esverdeada em 10 min.

1 CUIDADO: a benzidina é um produto cancerígeno!