titulo
bg
português en bg
bg
bg seja um associado bg
bg
bg pagina principal contato bg
bg
noticias sbfgnosia ensino revista eventos livros socios links contatos

Cumarinas

Apostilas de Aula Prática de Farmacognosia UEM e UEL

As cumarinas são heterosídeos que apresentam diversas propriedades, dentre elas a do dicumarol que é anticoagulante, a dos furano-derivados com ação sobre o vitiligo, entre outras propriedades. As cumarinas puras são fluorescentes, mas em meio alcalino, forma-se o acido cis-o-hidroxicinâmico que sob a ação da radiação ultravioleta origina o isômero trans, que é fluoerescente (sob a ação da radiação ultravioleta possuem em geral fluorescência azul e alguns derivados já à luz natural; em meio alcalino torna-se verde ou desaparece).

Aula Prática

1.  Caracterização das cumarinas



REAÇÃO POSITIVA: Fluorescência azul-esverdeada.
Drogas vegetais: Dipterux adorata (fruto): Cumaru, e  Mikania guaco (folhas): Guaco

 

2.  Heterosídeos fenólicos simples

Corresponde a substâncias com pelo menos um anel aromático no qual, ao menos um hidrogênio é substituído por uma hidroxila. Envolve importantes drogas como a alcachofra (droga colerético-colagoga), a pimenta (ação analgésica) e a uva-ursi (rica em hidroquinona, com ação antisséptica urinária)

Exame microscópico

Este processo consiste no aquecimento de um sólido que vaporiza-se diretamente (sem fundir) e que recupera seu estado anterior (sólido) através da condensação do vapor. A fase inicial é o sublimando e a fase final é o sublimado. O objetivo deste processo é a purificação dos sólidos voláteis, separando-os dos sólidos não voláteis. O arbutosídeo não é sublimável, mas pelo aquecimento decompõe-se liberando hidroquinona.

Técnica:
Pulverizar a droga vegetal e colocar numa argola de vidro com HCl 6N. Cobrir com lâmina. A lâmina inferior deve ser colocada sobre uma chapa quente até observar a formação do sublimado, ou ainda, sobre tela de amianto a uma distância de aproximadamente 7 cm da chama do bico de Bunsen. Esperar a formação de condensado na lâmina superior, de coloração amarelada.

Obs.: a primeira lâmina superior contém muita água, que interfere com a reação; portanto, troque-a por mais 1-2 lâminas para realização das reações abaixo.

Identificação do sublimado:

  1. Com AgNO3 amoniacal: adicionar algumas gotas de AgNO3 amoniacal ao sublimado.

Reação Positiva: formação de precipitado negro.

2. Com FeCl3: adicionar algumas gotas da solução de FeCl3 ao sublimado ou a sua solução etanólica.

Reação Positiva: coloração verde

Drogas vegetais:
Arctostaphylos uva ursi L. (folhas): uva ursi e Cynara scolymus L. (folhas): alcachofra

Estudo dirigido

    • Qual o principal objetivo da microssublimação?
    • Como se identifica uma subtância sublimada?
    • Justifique a importância do uso da microssublimação em Farmacognosia.