titulo
bg
português en bg
bg
bg seja um associado bg
bg
bg pagina principal contato bg
bg
noticias sbfgnosia ensino revista eventos livros socios links contatos

Normas de segurança no laboratório

Descrição: http://www.lapemm.ufba.br/HP2000/Image55.gif

Apostila de Aula Prática de Farmacognosia UFBA

Qualquer laboratório onde se manipule substâncias químicas é potencialmente perigoso. Portanto, tenha o máximo de cautela e atenção ao realizar um experimento, evitando conversas e brincadeiras que dispersem a concentração.

As substâncias químicas, principalmente os solventes, são normalmente, voláteis, corrosivos e combustíveis. Desta forma, o uso de chama deve ser evitado, quando utilizado, deve-se cercar de todas precauções.

Existe uma regra geral que deve ser seguida neste ambiente: toda substância desconhecida é potencialmente perigosa até que se prove o contrário!

A toxidade das substâncias químicas varia enormemente e nem todas, mesmo as mais comuns, tiveram seus aspectos toxicológicos suficientemente estudados.

Muitas das operações de laboratório necessitam de instruções específicas que os alunos devem seguir para a sua segurança e de seus colegas. Embora as normas aqui assinaladas devam se estender a todos os ambientes onde se manipulem substâncias químicas, nesta explanação, a sua importância se restringirá exclusivamente ao laboratório de Farmacognosia.

Diversas operações são desenvolvidas na rotina de um laboratório de Farmacognosia. Entretanto algumas práticas gerais devem ser sempre obedecidas:

  1. Não trabalhe sozinho no laboratório. Um companheiro, ao menos, sempre será uma ajuda ou testemunha em caso de acidente.

  2. Use o guarda-pó ou avental para proteger a roupa

  3. Use sapato fechado (nunca sandálias!)

  4. Não fume no laboratório.

  5. Evite brincar no laboratório.

  6. Se algum ácido ou outro produto químico for derramado, lave local com bastante água.

  7. Leia com atenção o rótulo dos reagentes para se ter certeza de que pegou frasco correto.

  8. Não jogue material sólido na pia.

  9. Observe a limpeza dos materiais antes de utilizá-los.

  10. Não gaste reagentes e soluções inutilmente, utilize somente o necessário para o experimento.

  11. Nunca pese material diretamente sobre o prato da balança; use béquer, vidro de relógio ou papel toalha.

  12. Se houver precipitado ou duas fases em solução a ser utilizada, agite cuidadosamente de modo a homogeneizá-la.

  13. Não ingira ou beba qualquer alimento no laboratório.

  14. Não recoloque nos frascos soluções restantes, podem contaminar o conteúdo do recipiente.

  15. Quando utilizar soluções e reagentes, certifique-se que o rótulo esteja voltado para cima, evitando que se estrague.

  16. Só use água destilada nos experimentos.

  17. Não trabalhe com material defeituoso, principalmente o de vidro.

  18. Não deixe sobre a mesa a lamparina acesa com chama forte.

  19. Não deixe vidro quente em lugar que possam pegá-lo inadvertidamente.

  20. Não prove ou engula drogas ou reagentes do laboratório.

  21. Não trabalhe com inflamáveis próximos a chamas.

  22. Não aqueça tubos de ensaio com a boca virada para si ou para outra pessoa. Habitue-se a aquecer o tubo de ensaio de forma intermitente.

  23. Não aqueça substâncias inflamáveis ou voláteis em chama direta, use banho-maria.

  24. Feche direito os frascos das soluções e regentes, principalmente os que forem voláteis e inflamáveis.

  25. Evite jogar líquidos inflamáveis na pia, se o fizer abra bastante a torneira.

  26. Lave bem as mãos ao deixar o laboratório

  27. NUNCA pipete com a boca soluções ou líquidos puros;

  28. NUNCA adicione água a uma solução de ácido ou base concentrada para diluí-los. Sempre adicione essas soluções concentradas à água.

  29. Substâncias como vapores tóxicos tais como: bromo, cloro, ácido clorídrico e nítrico concentrados, solução concentrada de amônia entre outras devem ser manipuladas na capela.

  30. Tão importante quanto trabalhar em segurança é trabalhar ordenadamente, com consciência da sequência a ser realizada. Leia atentamente o procedimento experimental certificando-se de que todos os materiais e reagentes necessários estão disponíveis. Anote os resultados obtidos relacionado-os à teoria da prática.

  31. Consulte o professor quando tiver dúvidas e avise-o de qualquer acidente que ocorra por menor que pareça.

Disciplina de Farmacognosia I, UFPR

Regras de segurança em laboratórios

 Laboratórios: alguns lembretes fundamentais

A palavra “laboratório” significa labor = trabalho + oratium (ou oratorium) = local de reflexão. Portanto, laboratório refere-se a um local de trabalho e concentração, não necessariamente perigoso, desde que sejam tomadas certas precauções.

Os laboratórios das áreas biológica e química são locais onde podem ser encontrados tanto contaminantes de origem biológica quanto química e materiais inflamáveis e/ou tóxicos são manuseados, entre outros. Esta característica requer uma atenção especial e um comportamento adequado para reduzir ao mínimo o risco de acidentes. PORTANTO, a observância das normas de segurança pessoal são importantes para a integridade física das pessoas que atuam de forma permanente (professores e técnicos) ou eventual (pessoal de limpeza, alunos etc). Constantemente devem ser feitas avaliações de riscos e tomadas de medidas de controle que, rigidamente observadas, propiciam condições de trabalho em níveis de segurança adequados.

O descuido, a pressa e a ignorância de possíveis perigos são as causas principais de acidentes em laboratórios. Por isso, leia com atenção as instruções abaixo e jamais brinque nestes ambientes.

Entre os riscos mais comuns destacam-se os seguintes:

Os produtos químicos mais agressivos ao homem e ao meio ambiente podem ainda afetar pessoas que não têm conhecimentos de suas características, como é o caso do pessoal da coleta de lixo, catadores de lixo etc. Estes, por serem leigos no assunto, ficam sobremaneira expostos às consequências do seu manuseio inadequado.

Riscos relacionados aos produtos químicos

Além do contato direto com a pele, os diversos agentes químicos manuseados em laboratórios podem agredir o organismo humano por três vias:

a. Por inalação: constitui a principal via de intoxicação. A absorção de gases, vapores, poeiras e aerossois pelos pulmões e a sua distribuição pelo sangue, que os leva às diversas partes do corpo, é extremamente facilitada pela elevada superfície dos alvéolos pulmonares. A equivocada cultura de que “laboratórios têm naturalmente odor de produtos químicos” com frequência leva a atitudes negligentes, provocando efeitos crônicos à saúde, com danos muitas vezes permanentes ou irreversíveis.

b. Por absorção cutânea: a pele e a gordura protetora são barreiras bastante efetivas, sendo poucas as substâncias que podem ser absorvidas em quantidades perigosas. Os efeitos mais comuns da ação de substâncias químicas sobre a pele são as irritações superficiais e sensibilizações decorrentes da combinação do contaminante com as proteínas. Como decorrência destes fatos, o agente químico pode penetrar pela pele, atingindo a corrente sanguínea. Neste sentido é necessário especial cuidado quando houver danos à integridade da pele – feridas expostas devem ser devidamente protegidas.

c. Por ingestão: pode ocorrer de forma acidental, ou ao ingerir partículas que estejam retidas no trato respiratório, resultantes da inalação de pós ou fumos. Os riscos de ingestão por contaminação das mãos e alimentos serão inexistentes se houver a devida atenção e higiene no trabalho.

 Regras básicas de segurança em laboratórios

A seguir estão relacionadas algumas normas básicas de segurança que, se seguidas, minimizarão os riscos de acidentes.

Medidas relativas à conduta e atitude:

Medidas relativas aos métodos de trabalho:

Medidas relativas à proteção individual:

Abaixo estão listados alguns equipamentos de proteção individual (EPI). Equipamento de proteção individual é todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Deve ser usado apenas para a finalidade a qual se destina e não deve ser usado fora do ambiente no qual seu uso está previsto (fora do laboratório, no nosso caso):

Medidas a tomar em caso de acidentes:

Em caso de acidentes deve-se, mantendo a calma, desligar todos os equipamentos e materiais próximos, evacuar a área e não permitir a entrada no laboratório de pessoas estranhas, enquanto aguarda a chegada de socorro. Algumas providências imediatas devem ser tomadas:

NOTAS: