titulo
bg
português en bg
bg
bg seja um associado bg
bg
bg pagina principal contato bg
bg
noticias sbfgnosia ensino revista eventos livros socios links contatos

Óleos fixos e ceras

Descrição: http://www.lapemm.ufba.br/HP2000/Image55.gif

Apostila de Aula Prática de Farmacognosia UFBA

A principal diferença é o tipo de álcool, nos óleos fixos e gorduras é o glicerol que se combina com ácidos graxos, já nas ceras o álcool tem peso molecular maior.

A diferença entre óleos fixos e gorduras está no ponto de fusão, os óleos fixos são líquidos enquanto que as gorduras são semi-sólidas ou sólidas.Existem, porém exceções; óleo de coco (em climas temperados é sólido, já em climas tropicais é líquido); gordura de fígado de bacalhau (gordura animal líquida).
Podem ser encontrados em diversas partes da planta principalmente nas sementes.

Tipos de óleos fixos:

Óleos fixos saturados:

Óleos fixos monoinsaturados:

Óleos fixos poliinsaturados:

Prática

Objetivo: Identificação microscópica, solubilidade, saponificação, alteração dos óleos, pesquisa de falsificação.

Material de uso comum

Material por grupo

Identificação microscópica

Reações cromáticas

a) Faça cortes histológicos na semente de amendoim, coloque-os numa lâmina, adicione uma gota de água destilada e três gotas de Sudam III. Cubra com uma lamínula, e leve a lâmina ao microscópio. Observe a coloração depois de alguns minutos. Os glóbulos de gordura coram-se de amarelo ou vermelho.

b) Faça cortes histológicos na semente de amendoim, mergulhe os cortes no azul de quinolina durante 5 á 10 min; lave-os depois com álcool 50%, coloque-os numa lâmina, adicione uma gota de água destilada e cubra com uma lamínula; leve ao microscópio. Observe a coloração. Verifica-se que os glóbulos de gordura adquiriram coloração azul.

c) Numa pequena proveta de rolha esmerilada lance 5 mL de óleo de amêndoa fundida, 5 mL de ácido azódico, 5 mL de reagente de Bellier e agite durante 5 segundos: observe imediatamente a cor da emulsão formada.

Solubilidade

Em uma cápsula de vidro macere cortes histológicos de amendoim. Coloque-os em dois tubos de ensaio. No tubo 1 adicione hidrato de cloral  ou álcool de 90% , no tubo 2 clorofórmio ou xilol, vede-os com algodão  ou com  uma placa de vidro. Reserve durante 1 á 3 dias. Depois de passar  o tempo determinado, coloque os cortes numa lâmina e cubra-os com uma lamínula; Leve ao microscópio e observe a solubilidade.
OBS: Para comparar e observar a solubilidade use cortes recentes montados em água ou glicerina.

Saponificação de Molisch

Monta-se o corte, entre a lâmina e lamínula, adicione o reagente de molisch (1 vol. de uma solução concentrada de amônia  e 1 vol. de uma solução concentrada de KOH) diretamente, depois, lutam-se as preparações com vaselina. Observa-se após alguns dias, ao microscópio. As gotas de óleo estão rodeadas ou completamente substituídas por cristais aciculares dos sabões.

Alterações de óleos

Pesquisa de Ranço

Tectica de Fellenberg

Agite num tubo de ensaio, durante meio minuto, 1 mL de óleo de amêndoa com 1 a 2 mL do reagente de SCHIFF. Observe decorrido 10 min. Nos óleos rançosos o liquido cora-se de róseo ou violeta.

Pesquisa de parafinas nas ceras

Aqueça a 160° durante 15 min. Numa cápsula de porcelana, 5 g de cera de abelha com 25 mL de ácido sulfúrico concentrado; depois de resfriado, lance esta mistura num grande volume de água; não deve separar-se nenhuma substância sólida, indecomponível por tratamento posterior com igual quantidade de ácido sulfúrico , nas condições descritas.

Avaliação

Referências bibliográficas